Laudo Acústico
Você sabia que toda empresa onde há ruídos sonoros e produção de som (bares com música, casas de máquinas, etc), precisam de licenciamentos ambientais relacionados à acústica do ambiente? Apenas depois da emissão do laudo acústico é que esses estabelecimentos estão autorizados por Lei a exercerem suas atividades sonoras, assim dizendo.
Os laudos de acústica são emitidos assim que uma empresa especializada no isolamento sonoro realiza tal serviço no local e após a avaliação de som tonal, impulsivo, intermitente e contínuo, a qual deve ser feita em horários específicos.
Laudo acústico: como funciona
O documento com o parecer de um técnico especialista em medição e controle da emissão de sons em um ambiente é o que chamamos de laudo acústico, ou seja, é um tipo de alvará com a permissão legalizada para uma determinada pressão sonora no local.
Esse laudo de ruído, como também é conhecido, visa garantir o conforto auditivo de todos aqueles que precisam permanecer em tal ambiente fechado e das pessoas que residem ou exercem atividades próximas a tal comércio ou indústria.
A questão primordial, além do laudo acústico, é considerar o horário noturno, quando o barulho externo costuma diminuir dependendo da região onde seu estabelecimento comercial se encontra. Em tais casos, é indispensável pensar no isolamento acústico, pois às vezes o barulho interno nem está tão alto, mas já vai incomodar lá fora, onde tudo está em silêncio.
Entre em contato com a Protessom e informe-se melhor com relação a esse assunto do laudo acústico. Aproveite e faça um orçamento conosco sem compromisso e tire outras dúvidas com um de nossos técnicos, pois estamos aqui para atendê-lo com todo profissionalismo e disposição!
Para maiores informações sobre as normas de controle sonoro e acústica de ambientes, acesse:
Norma NBR 10151:2019 (níveis de pressão sonora em áreas habitadas)